terça-feira, 27 de agosto de 2013

PROJETO PROFISSÕES'

PROJETO PARA ANOS INICIAIS
TEMA: Profissões
TÍTULO:  Quem faz o que?
PERÍODO DE DURAÇÃO: aproximadamente 7 dias
JUSTIFICATIVA:
O tema Profissões busca propor discussões que valorizem os diferentes tipos de trabalho como forma de expressão cultural. Com esses pressupostos a serem estudados a criança passará a conhecer o perfil do profissional no mercado de trabalho atual, as diversidades de profissões e suas contribuições na sociedade, favorecendo a construção da identidade pessoal com novas perspectivas e projetos de vida; relacionando –as com a profissão de seus familiares.
A criança desde muito cedo apresenta grande interesse pela vida do adulto, e  é desse modo que as profissões aparecem com frequência em suas brincadeiras do faz de conta. Enquanto as crianças brincam, elaboram e reelaboram as profissões colocando no lugar dos pais ou do professor. 
Explorar esse tema dentro do ambiente escolar  é muito importante porque possibilita ampliar o conhecimento dos alunos com relação às diversas profissões e também colaborar para que todas desenvolvam atitudes de respeito e cooperação com as pessoas em suas diferentes funções.
Os parâmetros curriculares valorizam o tema transversal a partir desde princípio as crianças valorizam e respeitam às diversas profissões do nosso município. O tema profissões busca propor discutir  entre as crianças  para que essas possam conhecer  as profissões dos próprios pais e dos demais colegas.
 Élder Howard W. Hunter  nos  fornece algumas diretrizes na escolha de uma profissão: “O emprego que escolhemos deve ser honroso e desafiador. Idealmente, devemos procurar um emprego com o qual nos identifiquemos por interesse, capacidade e treinamento. O trabalho [de uma pessoa] deve oferecer mais do que proventos adequados; deve dar à pessoa uma sensação de valor próprio e ser-lhe um prazer para ela—algo que aguarda fazer ansiosamente todos os dias.

OBETIVO GERAL: Oportunizar as crianças a  fazerem descobertas através de histórias, pesquisas, experiências, vivências;  conhecendo a diversidade das profissões , valorizando-as nos diferentes ambientes em que  se apresentam.
HABILIDADES:


Adequar
Adivinhar
Adotar
Ampliar
Compreender
Cooperar
Demonstrar
Desenvolver
Dialogar
Elaborar
Explorar
Expressar
Identificar
Interagir
Interpretar
Localizar
Localizar-se
Mover-se
Observar
Oportunizar
Orientar-se
Ouvir
Participar
Pesquisar
Posicionar-se
Praticar
Produzir
Promover
Provocar
Qualificar
Realizar
Reconhecer
Recrear-se
Relacionar
Respeitar
Trabalhar
Utilizar
Valorizar
Vivenciar




Atividade Desencadeadora: O conto “Marcelo, marmelo, martelo” ,de Ruth Rocha.
Atividades previstas:
PORTUGUÊS
Hora do conto
Conversação
Compreensão e interpretação
Questionamentos orais
Questionamentos escritos
Leitura oral e silenciosa
Produção textual
Adivinhando as profissões
Mural das profissões
Virando  repórter
Construção de painéis: Quando eu crescer,serei...
                                            A profissão do meu pai
                                            Esse é meu nome
                                           Invenções de Marcelo

MATEMÁTICA

Histórias matemáticas de marcelo
Jogo da memória rápida
Construção de gráficos: Profissão do meu pai
                                            Sonho em ser...         
Marcelo e as formas  geométricas
Um dia de feirante
O valor das marteladas
Leitura e escrita de numerais

EDUCAÇÃO FÍSICA


Alongamento
Aquecimento
Bamboleio
Volta à calma
Caça às profissões
Geométricas de Marcelo
Bom solario, bom lunário!
Passando a bola
Corrida da tabuada
Corrida com obstáculos
Corrida do jornal
Terra e mar
Entrando na moradeira do latildo
Jogo do abraço
Desenho coletivo
Passando o bambolê
A saltadeira da panela



CIÊNCIAS
Construção de painéis:Bom solário, Bom lunário!
                                          Por que a chuva cai?
Pesquisas: A importância do leite
                      Formação da chuva
Dramatização: Bom solário, bom lunário!
Experiência: Fazendo iogurte com o suco da vaqueira


Estudos Sociais
Mural das profissões
Virando repórter
Bom solário, bom lunário!
Pesquisas: História do meu nome
                      Formação da chuva
Construção de painéis: Quando eu crescer, serei...
                                      A profissão do meu pai
                                   Por que a chuva cai?
                                   Invenções de Marcelo



ENSINO RELIGIOSO

Regras de convivência
Momento de agradecimento
Pesquisa: História do meu nome
Jogo do abraço
Construção de painéis: Quando eu crescer,serei....
                                       A profissão do meu pai          

                                                                                                               
ATIVIDADE DE CULMINÂNCIA: Será realizado o festival das profissões, onde os alunos terão que vir vestidos com as roupas que seus pais usam para trabalhar.

AVALIAÇÃO:Acontecerá durante a execução do projeto. Através da observação e do acompanhamento das atividades, fazendo-se as alterações sempre que necessário.


OBSERVAÇÃO:

Nenhum comentário: