terça-feira, 27 de agosto de 2013

PROJETO MÚSICA'

PROJETO PARA ANOS INICIAIS

Tema: Música
Título: “Cantar, cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz”
Período de duração: 10 dias aproximadamente

Justificativa:
A música é muito importante na vida das crianças, pois as mesmas já nascem em ambientes musicais diversos. Trabalhar música na escola é continuar o universo que a criança já traz consigo. A música, arte de combinar os sons, é uma excelente fonte de trabalho escolar porque, além de ser utilizada como terapia psíquica para o desenvolvimento cognitivo, é uma forma de transmitir idéias e informações. Faz parte da comunicação social. a utilização da música e torna-se relevante porque trabalha conteúdos e conceitos de uma forma lúdica, permitindo a fantasia, momentos esses que as crianças curtem e gostam, fazendo com que a aprendizagem aconteça de uma forma muito mais prazerosa.
Ao realizar esse tipo de trabalho, ajuda a melhorar a sensibilidade dos alunos, a capacidade de concentração e a memória, trazendo benefícios ao processo de alfabetização e ao raciocínio matemático.A música exerce grande influência, contribui para o pensamento criativo, provoca movimentação despertando prazer em criar soluções originais. Howard (1984, p. 65), destaca que:
“A partir do momento em que a criança entra em contato com a música, começa abranger seus conhecimentos, envolvendo-se com sua sensibilidade e descobrindo o mundo a sua volta, de forma prazerosa. Portanto tem possibilidade de tornar-se um ser crítico e capaz de se comunicar pela diversidade musical. O alfabetizador pode mediar à música no sentido de contribuir para o processo ensino aprendizagem, utilizando seus vários níveis de alcance, desde a socialização, até o gosto musical da criança”.

A utilização da música como um elemento que motiva a aprendizagem é um exemplo de ferramenta que desmistifica a maneira, muitas vezes, estática e monótona do cotidiano escolar e que pode facilitar e enriquecer o processo de ensino e de aprendizagem e construir um amanhã melhor, mais inclusivo e solidário.


- Objetivo geral: Utilizar a música  para promover a integração das crianças, dando-lhes oportunidades de expressar sensações, sentimentos e pensamentos, ampliando assim seu conhecimento de mundo.

Habilidades:



Adequar
Adivinhar
Adotar
Ampliar
Analisar
Associar
Ampliar
Brincar
Comparar
Compreender
Conhecer
Construir
Cooperar
Demonstrar
Desenvolver
Dialogar
Elaborar
Explorar
Expressar
Identificar
Interagir
Interpretar
Localizar
Localizar-se
Mover-se
Observar
Oportunizar
Orientar-se
Ouvir
Participar
Perceber

Pesquisar
Posicionar-se
Praticar
Produzir
Promover
Provocar
Qualificar
Realizar
Reconhecer
Recrear-se
Relacionar
Respeitar
Saber
Situar-se
Trabalhar


Atividade Desencadeadora: Será contado com o auxílio de um mini cenário, o conto “Finfanfum de São João” de Claudio Fragato.


Atividades previstas:
PORTUGUÊS
Hora do conto: “ Os músicos de Bremen” de Ruth Rocha
Conversação
Questionamentos orais
Questionamentos escritos
Compreensão e interpretação
Leitura oral e silenciosa
Produção textual
Adivinhas
Dicionário subjetivo
Carta enigmática
Pesquisa: Minha banda favorita
                 Estilos musicais
                 Nome dos instrumentos musicais
                  Ritmos de ontem e hoje

MATEMÁTICA
Histórias matemáticas
Leitura e escrita dos numerais
Bingo dos músicos
Transformando os números
Jogo das latas
Jogo da memória rápida
STOP
Contrução de gráficos: Minha banda preferida
                                              Instrumento musical preferido

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
Confecção de cartazes
Desenho com giz molhado
Desenho livre
Construção com sucata
Dobradura
Técnica do desbotado
Técnica do bombril
Pintura com tinta
Desenho coletivo
Pintura com relevo
Música com desenho
EDUCAÇÃO FÍSICA



Alongamento
Aquecimento
Combinando os números
Contra feitiço, feitiço e meio
Corrida dos músicos
A dança da flautinha
Passando o tamborzinho
Corrida da tabuada
  Circuito musical
  Adivinhe a música
            Jogo do abraço
          O instrumento que escolhi
           Adivinhe o instrumento
           Bamboleio
          Ao som de uma música


Cigarrinha quantos passos posso dar?
Chegando em Bremen

ESTUDOS SOCIAIS
Construção de instrumentos
Linha do tempo dos ritmos musicais
Ritmos das regiões
Pesquisas: Minha banda preferida
                       Estilos musicais
                       Nome dos instrumentos musicais
                       Ritmos de ontem e hoje
   Confecção de cartazes:    Minha banda preferida        
Dramatização: Dança da “galera”
Danças folclóricas

CIÊNCIAS

Pesquisas: Formigas lava pés
                      Animais da cidade e do campo
                     Benefícios da música para a saúde
Danças que envolvem o corpo          
Confecção de cartazes
Ficha de identificação dos animais
 Conhecendo o globo terretre
Viajando no planeta terra
Caçando com os olhos




ENSINO RELIGIOSO
Caixa da criação
Momento de agradecimento
Descobrindo notas musicais
Convenção dos músicos
Baú das recordações
Dinâmicas: Jogo do abraço
                     Jogo das notas musicais


Atividade de Culminância: Será  realizada a festa da brilhantina e uma exposição de trabalhos realizados em sala de aula aos alunos das outras turmas.

Avaliação:   Acontecerá durante a execução do projeto. Através da observação e do acompanhamento das atividades, fazendo-se as alterações sempre que necessário.



Observação:

Nenhum comentário: