terça-feira, 27 de agosto de 2013

PROJETO FOLCLORE'

PROJETO PARA ANOS INICIAIS
TEMA: Folclore
TÍTULO:  Histórias sem pé nem cabeça!!!!
PERÍODO DE DURAÇÃO:  15 dias
INÍCIO:     15/08                           TÉRMINO:30/08
JUSTIFICATIVA:
Folclore é a meneira de agir, pensar e sentir de um povo ou grupo com as qualidades ou atributos que lhe são inerentes, seja qual for o lugar onde se situa, o tempo e a cultura. Não é apenas o passado, a tradição; ele é vivo e está ligado à nossa vida de um jeito muito forte. Por isso, é tão importante conhecê-lo.

O saber folclórico é o que aprendemos informamente no mundo, por meio do convívio social - por via oral ou por imitação. Ele é universal, embora aconteçam adaptações locais ou regionais, como consequências dos acréscimos da coletividade.
Como o folclore é uma verdadeira radiografia da cultura de um povo, ignorá-lo é negar um mundo repleto de riqueza e sabedoria. Como é maravilhoso trabalhar com folclore! Descobrir o que está por trás de cada trava-linguas, parlendas, mitos e lendas. Que valores e mensagens há para a vida? Através dessas atividades, pode-se despertar nos alunos o hábito da leitura e da escrita, da criação e da produção de textos.Portanto  sentimos a necessidade de familiarizar com os alunos a riqueza da cultura folclórica e suas manifestações em diferentes regiões do país."Folclore é o conjunto de coisas que o povo sabe, sem saber quem ensinou". ( Xavier)

OBJETIVO GERAL:  Oportunizar o conhecimento da cultura folclórica e suas manifestações em diferentes regiões do pais.
HABILIDADES:


Adequar
Adivinhar
Adotar
Ampliar
Analisar
Associar
Ampliar
Brincar
Comparar
Compreender
Conhecer
Construir
Cooperar
Demonstrar
Desenvolver
Dialogar
Elaborar
Explorar
Expressar
Identificar
Interagir
Interpretar
Localizar
Localizar-se
Mover-se
Observar
Oportunizar
Orientar-se
Ouvir
Participar
Perceber
Pesquisar
Posicionar-se
Praticar
Produzir
Promover
Provocar
Qualificar
Realizar
Reconhecer
Recrear-se
Relacionar
Respeitar
Saber
Situar-se
Trabalhar
Utilizar
Valorizar
Vivenciar




ATIVIDADE DESENCADEADORA: Será conto o conto “ A festa do folclore” , de Maria Hilda Alão.

ATIVIDADES PREVISTAS:
PORTUGUÊS


Hora do conto:
Conversação
Questionamentos orais
Questionamentos escritos
Compreensão e interpretação
      Leitura oral e silenciosa
Produção textual
Pesquisas
Parlendas
Dramatização
Canções folclóricas
Recontando uma lenda
Adivinhas

Cconfecção de cartazes: “Algumas parlendas...”
                                        “ Ditos populares”
                                    
                                     “ A festa do folclore”                   
            Hora da lenda: Iara
                     Boitatá
                   Boto cor de rosa
                  Saci pererê
                 Vitória régia
                Curupira
               Negrinho do pastoreio




EDUCAÇÃO ARTÍSTICA


Confecção de cartazes
Desenho com giz molhado
Desenho livre
Construção com sucata
Dobradura
Técnica do desbotado
Técnica do bombril
Pintura com tinta
Desenho coletivo
Pintura com relevo
Dramatização



    
MATEMÁTICA
Histórias matemáticas do folclore
Leitura e escrita dos numerais
Bingo folclórico
Transformando os números
O valor das bandeirinhas
STOP  do curupira
EDUCAÇÃO FÍSICA


Alongamento
Aquecimento
Corrida do saci
Circuito das bandeiras
Corrida das bruxinhas
Circuito do folclore
Amarelinha do saci
Corrida da tabuada
Cavangando  com o baio
Adivinhe o personagem
Cada personagem na sua lenda
Contra feitiço,feitiço e meio
Desenho coletivo
Escondidos na festa do folclore
Telefone sem fio





ESTUDOS SOCIAIS


Hora da lenda
Construção de maquete
Conhecendo as parlendas
Ditos populares
Dramatização
Pesquisa: Padre José de Anchieta
                    Danças folclóricas
                   Conhecendo a terra dos gringos
Confecção de cartazes: “Algumas parlendas...”
                                        “ Ditos populares”
                                         “ A festa do folclore”                   


CIÊNCIAS
Construção de maquete
Caixa da criação
Pesquisas: A importância da água
                          As consequências do desmatamento
Confecção de cartazes:  A importância da água
                                            As consequências do desmatamento
Experiência: Como é o tratamento da água


ENSINO RELIGIOSO
Caixa da criação
Dramatização
Momento da agradecimento
Dinâmica dos sentimentos
Móbile das divindades
Confecção de cartazes: A importância da água
                                          Por que preservar a natureza?
Pesquisas: A importância da água
                       Divindades


ATIVIDADE DE CULMINÂNCIA:  Será realizada uma exposição  onde as oytrs turmas serão convidadas a participar’

AVALIAÇÃO: Acontecerá durante a execução do projeto. Através da observação e do acompanhamento das atividades, fazendo-se as alterações sempre que necessário.



OBSERVAÇÃO:

Nenhum comentário: