quinta-feira, 27 de junho de 2013

Projeto para Educação Infantil

TEMA:Sentimentos
TÍTULO:  Sentimentos,os nossos maiores segredos!!!
PERÍODO DE DURAÇÃO:  10 dias
INÍCIO:06/05/2013    TÉRMINO:17/05/2013
JUSTIFICATIVA:
Os sentimentos têm uma importância vital para o desenvolvimento de qualquer ser
humano, principalmente na infância. Ao longo da sua vida, a criança vai experimentando
sentimentos relativos às pessoas com quem se relaciona e às situações em que se encontra mais
ou menos integrada, que a poderão marcar profundamente.
No seu desenvolvimento emocional, as crianças adquirem consciência dos seus próprios
sentimentos e dos sentimentos das outras pessoas. Um dos aspectos mais importantes passa
pelo controle dos sentimentos negativos, pois as crianças aprendem a controlar estas emoções
pela observação e imitação do comportamento e das atitudes dos outros.
O afeto constitui-se no elemento básico da afetividade humana, que é um
“conjunto de fenômenos psíquicos que se manifestam na forma de emoções,
sentimentos e paixões, acompanhados sempre de impressão de dor ou prazer,
de satisfação ou insatisfação, de agrado ou desagrado, de alegria ou de tristeza”
(CODO & GAZZOTTI).
Com este projeto pretendo fazer com que meus alunos aprendam um pouquinhomais sobre os sentimentos que nos cercam; quais os sentimentos são bons, altruístas e que devemos cultivar e,  quais são os sentimentos ruins que devemos deixar de lado para termos uma vida melhor, mais leve, mais saudável e mais feliz.
Trabalhar com os sentimentos, envolve delicadeza e percepção por parte do educador. Não adianta falarmos se não colocarmos em prática aquilo que tanto pregamos. O professor é o espelho das crianças, que buscam imitar sua postura e gestos.É preciso estar atento para ver o que precisa ser trabalhado, com que emoções estamos lidando e, como fazer com que a criança reconheça seus sentimentos – sendo necessárias  atenção e paciência redobradas para perceber os sentimentos de cada um-.

OBJETIVO GERAL:Oportunizar vivências lúdicas que sirvam para troca de experiências, exposição dos sentimentos de cada um; despertando o cultivo dos sentimentos bons que nos rodeia diariamente.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Recrear-se com as histórias ouvidas.
Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão.
Reconhcer seu nome escrito sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano.
Participar de situações de intercâmbio social nas quais as crianças possam contar suas vivências, ouvir as dos outros, elaborar e responder perguntas.
Desenvolver o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
Explorar as possibilidades de ritmos corporais e dinâmicasde movimento.
Conhecer os limites e potencialidades de seu corpo.
Desenvolver o equilíbrio.
Expressar desejos e sentimentos na realização das atividades.
Compreender a importância de manter a sala de aula limpa e organizada.
Trabalhar em grupo de forma cooperativa.
Reconhecer a amizade como fator importante para o convívio.
Valorizar a vida como criação do Transcendente.
HABILIDADES:


Adequar
Adivinhar
Adotar
Ampliar
Analisar
Associar
Ampliar
Brincar
Comparar
Compreender
Conhecer
Construir
Cooperar
Demonstrar
Desenvolver
Dialogar
Elaborar
Explorar
Expressar
Identificar
Interagir
Interpretar
Localizar
Localizar-se
Mover-se
Observar
Oportunizar
Orientar-se
Ouvir
Participar
Perceber
Pesquisar
Posicionar-se
Praticar
Produzir
Promover
Provocar
Qualificar
Realizar
Reconhecer
Recrear-se
Relacionar
Respeitar
Saber
Situar-se
Trabalhar
Utilizar
Valorizar
Vivenciar


Atividade desencadeadora: O conto “segredo” de Ivan Zigg,contado com o auxílio de fichas.

ATIVIDADES PREVISTAS:
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

Contos: “ O encantamento do vale dos sentimentos”-
    Conversação
Compreensão e interpretação de histórias
Trabalho com os crachás dos nomes da turma
Trabalho com as letras do nome
Produção de textos coletivos
Desvendando os sentimentos
Declarando seu amor
Construção de painéis: Vou te contar um segredo escondido.
                                       Lá no fundinho do coração...
                                      Declarando seu amor
Exploração de cartazes: Rotina
                 Calendário
                                       Chamada
                                       Cartaz do tempo
                                       Ajudante do dia
                                       Nossas regrinhas
                                        Comportamento do dia

PSICOMOTRICIDADE


Alongamento
Aquecimento
Amarelinha
Jogo do abraço
Dança da cadeira coletiva
Pracinha
Autorretrato
A cara metade
Escondidos no vale dos sentimentos
Passando um segredo
Caça ao tesouro
Circuito do pirata
Declarando seu amor
Corrida sentimental
Corrida do coração
Brincando de detetive
Dinâmica da sensibilidade
Ensaio



LÓGICO MATEMÁTICO
Contagem dos corações (relação número X quantidade)
Exploração do calendário (tempo, mês, ano, semana, dia).
Seriação e classificação
Noção de antecessor e sucessor
Trabalho com números e quantidades
Gráficos:Como estou hoje?
               Letra inicial do nome das mães.
Bingo do sentimento
A história dos piratas
Sacola mágica

LINGUAGEM MUSICAL
Canções no momento da rotina
Canções folclóricas
Música da Adriana Calcanhoto: Sou eu assim sem você.
Músicas da Xuxa: dança da cadeira
                               Palavrinhas mágicas
                               Estátuas
                             “Xô” preguiça!!!
    Cantigas de roda: se essa rua fosse minha
                             Ciranda cirandinha
                             Borboletinha
                             Casinha

LINGUAGEM PLÁSTICA
Confecção de painel
Desenho com giz molhado
Desenho livre
Construção com sucata
Dobradura
Confecção de cartão
Técnica do desbotado
Técnica do bombril
Pintura com tinta
Contorno do formato do rosto


NATUREZA E SOCIEDADE
Cartaz do tempo
Álbum de fotos da família
Higiene
Pracinha
Lanche
Ajudante do dia
Pesquisa:  Plantas que tem na minha casa
Construção de painéis: Coisas que me deixam feliz/Coisas que me deixam triste                            
                                     Posso/ não  posso fazer na minha escola
                      
ENSINO RELIGIOSO
Caixa da criação
  Partilha do lanche
Regras de convivência
Correio elegante
Valorizando a vida
Jogo do abraço
Dinâmica do amor
Móbile dos sentimentos
Costrução de painéis: Lá no fundinho do coração
                                    Declarando seu amor
                                    O que me deixa feliz/ oque me deixa triste           

ATIVIDADES DE CULMINÂNCIA: Será realizada uma distribuição  de cartazes sobre os sentimentos e uma distribuição de Smiles para as pessoas.
AVALIAÇÃO: Através do acompanhamento de todas as atividades desenvolvidas neste período, considerando habilidades, valores e conhecimentos.
Observação:





Nenhum comentário: