quinta-feira, 27 de junho de 2013

Projeto esquema corporal

  Projeto para Educação Infantil

Tema: esquema corporal
 Título: Cabeça, ombro, joelho e pé...
Periodo de duração: 15 dias
 Início: 20/05              Término:07/06
Justificativa:
Ao propor este projeto, possuo o intuíto de fazer com que meus alunos possam conhecer as partes dos seus próprios corpos; adquirindo maior noção de como são suas estruturas físicas. Ao observá-los e analisar seus trabalhos feitos anteriormente, percebo que há uma grande necessidade em ser trabalhado o esquema corporal, pois muito deles ainda não possuem noção de sua estrutura física, o que leva a criarem representações  fantasiosas e fora do que realmente são.
Ao construir seu esquema corporal, a criança começa a conhecer seu próprio corpo e adquirir a noção de que ele compõe sua identidade. Também começa a conhecer as partes de seu corpo e perceber que são independentes, mas também, que fazem parte de um todo .
Ao adquirir independência entre as partes de seu corpo, a criança, então, consegue dissociá-las. Consequentemente passam a intencionalmente movimentar de maneira independente, por exemplo, pernas e braços ou os dedos das mãos. A falta de independência entre os dedos é algo facilmente observável em bebês e crianças pequenas. Quando começam a movimentar suas mãos, elas as abrem e fecham movimentando todos os dedos ao mesmo tempo. Conforme crescem, começam a dissociar os dedos, e assim, conseguem, por exemplo, estender somente um ou outro e aos poucos passam a coordenar movimentos complexos, mas refinados, onde os dedos desempenham papéis diferentes como para picotar papel, desenhar, recortar, etc. Quanto aos movimentos amplos, as crianças quando começam a dissociar os membros realizam movimentos compostos, ou seja, coordenam movimentos simples para realizar uma determinada ação, como alternar braços e pernas para escalar, correr, rastejar, engatinhar, etc. Estas ações coordenadas ocorrem automaticamente, e assim, não é necessário que se pense a respeito dos movimentos (MATTOS e NEIRA, 2007).

Objetivo geral: Explorar a forma corporal estimulando a criatividade, imaginação, fantasia; reconhecendo a importância de cada parte do seu corpo.

Objetivos específicos:
Recrear-se com as histórias ouvidas.
Ampliar gradatidamente suas possibilidades de comunicação e expressão.
Reconhecer seu nome escrito sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano.
Desenvolver o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
Explorar as possibilidades de ritmos corporais e dinâmicasde movimento.
Conhecer os limites e potencialidades de seu corpo.
Desenvolver o equilíbrio.
Expressar desejos e sentimentos na realização das atividades.
Identificar e conhecer todas as partes do corpo;
- Diferenciar e identificar as partes do próprio corpo com as partes do corpo do colega;
- Perceber e respeitar as diversidades entre colegas (cor, raça, gordo, 
magro);
Desenvolver a imaginação e a criatividade;
Estimular o raciocínio e percepção visual.
Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo e órgãos dos sentidos;
Trabalhar em grupo de forma cooperativa.
Reconhecer a amizade como fator importante para o convívio.
Reconhecer a importância de cuidar do nosso corpo através da higiene 
Explorar a agilidade e a atenção na realização das atividades.
Desenvolver a oralidade.
Cooperar com colegas e professora na realização das atividades propostas.
Participar de atividades cantadas.
Habilidades:


Adequar
Adotar
Ampliar
Analisar
Associar
Ampliar
Brincar
Comparar
Compreender
Conhecer
Construir
Cooperar
Demonstrar
Desenvolver
Dialogar
Elaborar
Explorar
Expressar
Expressar-se
Identificar
Interagir
Interpretar
Localizar
Localizar-se
Mover-se
Observar
Oportunizar
Orientar-se
Ouvir
Participar
Perceber
Pesquisar
Posicionar-se
Praticar
Produzir
Promover
Provocar
Qualificar
Realizar
Reconhecer
Recrear-se
Relacionar
Respeitar
Saber
Situar-se
Trabalhar
Utilizar
Valorizar
Vivenciar



Atividade Desencadeadora: Será contado o conto “Os dez amigos” de ziraldo com o auxílio de  fantoches de vara e caixa para teatro.

Atividades previstas:

Contos:   O Joelho Juvenal– Ziraldo
Pé Legrino e pé Trônio - Ziraldo

    Conversação
Compreensão e interpretação de histórias
Trabalho com os crachás dos nomes da turma
Trabalho com as letras do nome
Produção de textos coletivos
Nome das partes do corpo
Confecção de cartazes: Partes do meu corpo
            Essa é minha mãozinha
            Esse é o meu pézinho
           Quando eu crescer....
Cantigas de roda
Paródias
Adivinhações
Canções no momento da rotina
Exploração de cartazes: Rotina
                 Calendário
                                       Chamada
                                       Cartaz do tempo
                                       Ajudante do dia
                                       Nossas regrinhas
                                        Comportamento do dia


PSICOMOTRICIDADE


Alongamento
Aquecimento
Amarelinha
Jogo do abraço
Pracinha
 Dança da cadeira
- Estátua
Desenho da sombra
Mimicas
Calçar sapatos
Cabra cega
Adivinhe quem é
Vivo morto
Volta a calma
Conhecendo as partes do corpo.
Corrida das partes do corpo
Passando o bambolê
Corrida com obstáculos
Bola nas costas
Pega-pega congelante
Passando a bola
Telefone sem fio
Corrida de jornais
Nunca três
Caçando as partes do corpo
Uma pipoca
Caranguejo não é peixe




LÓGICO MATEMÁTICO
Exploração do calendário (tempo, mês, ano, semana, dia).
Seriação e classificação
Noção de antecessor e sucessor
Trabalho com números e quantidades
Quebra cabeça do corpo
Gráficos: Qual a parte do corpo preferida?
                Do que tu gostas de brincar?
                Número de irmãos
Blocos lógicos
Jogo das latas
Jogo da velha das partes do corpo
LINGUAGEM MUSICAL
Canções no momento da rotina
Canções folclóricas
Cantigas de roda: pézinho
                             Caranguejo
                             O sapo não lava o pé
                             Palminhas
                              Boneco duro
                               Abrir e fechar 
                               Carinha redonda
         Músicas da Xuxa: Cabeça,ombro, joelho e pé
                              Boneco de lata
                            Eu danço rock
                             Dança da cadeira
                            História do palhacinho Pimpão
                  

LINGUAGEM PLÁSTICA


Confecção de cartazes
Desenho com giz molhado
Desenho livre
Construção com sucata
Dobradura
Técnica do desbotado
Técnica do bombril
Pintura com tinta
Contorno do formato do rosto
Desenho coletivo
- Boneco articulado
Pintura com relevo
- Contorno das mãos
- Boneco de jornal


NATUREZA E SOCIEDADE
Cartaz do tempo
Álbum de fotos da família
Higiene
Pracinha
Lanche
Ajudante do dia
Desenhando pela escola
Pesquisa: partes do corpo
Construção de painél: Partes do meu corpo
            Essa é minha mãozinha
            Esse é o meu pézinho
           

ENSINO RELIGIOSO

Partilha do lanche
Regras de convivência
A mão que ajuda
Jogo do abraço
Momento de agradecimento
Confecção de cartazes: Partes do meu corpo
                                          Eses são meus amiguinhos
                                                               Mas que dupla!!
               Atividade de culminância: Será realizada uma gincana, onde os alunos cumprirão provas relacionadas aos temas já trabalhados em aula. Após haverá uma exposição dos trabalhos realizados pela turma;onde as outras turmas serão convidadas para participar e haverá entrega de lembrançinhas

AVALIAÇÃO: Através do acompanhamento de todas as atividades desenvolvidas neste período, considerando habilidades, valores e conhecimentos.
Observação:


Nenhum comentário: