quinta-feira, 27 de junho de 2013

Projeto brinquedos e brincadeiras :D

PROJETO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL


Tema: Brinquedos e Brincadeiras
Título: Brincadeira de criança como é bom!
 Período de duração: 10 dias
Início:11/06     Término: 24/06
Professora: Suany Nandara
Etapa: VD

Justificativa:
É através da brincadeira que a criança experimenta descobre, cria e exercita suas habilidades, tanto psicomotoras quanto cognitivas e afetivas, através da atividade lúdica que ela estimula a curiosidade, a iniciativa e a autoconfiança, proporcionando aprendizagem, desenvolvimento da linguagem do pensamento e da concentração da atenção (REFERENCIAL CURRICULAR V2).”
É fundamental na educação infantil que seja trabalhado o lado lúdico. Brincamos e jogamos com nossos alunos e alunas porque queremos que as aulas se tornem prazerosas; portanto, não podemos usar jogos e brincadeiras apenas como modo de transmissão de conteúdos, tornando-os não mais jogos e brincadeiras, mas sim atividades dirigidas (mostrando assim uma atitude autoritária de nossa parte, pois o aluno é manipulado e tem uma ação passiva). Nosso objetivo maior deverá ser o de tornar as aulas lúdicas, aproximando-as das características do brincar: espontaneidade, improdutividade, trânsito entre a realidade externa e interna, interatividade, simbolismo recriado, desafio e instigação, mistério, imponderabilidade e surpresa.
Com o brincar, a criança aprende além de tudo a socializar-se, fazendo amizades (e inimizades também!), mas de que outro modo seria realizado isto, se não através da atividade lúdica? Brincando, as crianças se organizam mutuamente nas ações, intensificam comunicação e cooperação. Os jogos e brincadeiras coletivas permitem a descoberta do “outro” e isso repercute sobre a descoberta de si mesmo.(Ana Maria Dalla Zen).
Em outras palavras, brincar contribui para a construção do sujeito do conhecimento, permite o desenvolvimento de vínculos coletivos e a inserção na realidade.
Brincar é viver, uma vez que brincar contribui para o desenvolvimento da subjetividade, para a construção do ser humano autônomo e criativo e, em relação ao desempenho das funções sociais, prepara para o exercício da cidadania e da vida coletiva e incentiva a busca da justiça social e da igualdade com respeito à diferença.    
O jogo implica para a criança muito mais do que o simples ato de brincar. Através do jogo, ela se comunica com o mundo e também se expressa. Para o adulto o jogo constitui um “espelho”, uma fonte de dados para compreender melhor como se dá o desenvolvimento infantil. Daí sua importância.” (Friedmann, p.14).

Objetivo Geral: Oportunizar vivências lúdicas para que as crianças possam conhecer diferentes tipos de brincadeiras que surgiram no decorrer dos anos, divertindo-se  e aprendendo com elas.


Objetivos específicos:
Recrear-se com as histórias ouvidas.
Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão.
Reconhecer seu nome escrito sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano.

 Cooperar com colegas e professora na realização das atividades propostas.
Participar de atividades cantadas.

Desenvolver o raciocínio lógico matemático na realização das atividades.
Perceber a sequência numérica através do calendário.
Adotar hábitos de higiene e autocuidado.
Valorizar atitudes de alimentação saudável.
Desenvolver a escuta.
Explorar a agilidade e destreza.
Conhecer os limites e potencialidades de seu corpo.
Desenvolver a lateralidade e  a percepção visual.

Vivênciar suas fantasias na realização das atividades.
Interagir com colegas,professora e família na realização de atividades extraclasses.
Demonstrar atitudes de ajuda e colaboração.
Brincar de forma cooperativa.
Interessar-se pelo processo de construção de brinquedos.
Ampliar o conhecimento das brincadeiras antigas.
Utilizar materiais recicláveis para a construção de jogos.
Valorizar as regras de convívio social.




Habilidades:
Adequar
Adotar
Agradecer
Ampliar
Analisar
Associar
Brincar
Comparar
Compreender
Construir
Cooperar
Demonstrar
Desenvolver
Dialogar
Elaborar
Escolher
Explorar
Expressar
Identificar
Ilustrar
Imaginar
Interagir
Interpretar
Localizar
Localizar-se
Memorizar
Mover-se
Observar
Oportunizar
Ordenar
Orientar-se
Ouvir
Participar
Partilhar
Perceber
Pesquisar
Posicionar-se
Praticar
Produzir
Promover
Proporcionar
Provocar
Qualificar
Quantificar
Questionar
Realizar
Reconhecer
Recrear-se
Relacionar
Reproduzir
Respeitar
Reutilizar
Situar-se
Trabalhar
Utilizar
Valorizar
Vivenciar










Atividade desencadeadora: Será contado o conto “ Menino Maluquinho” de Ziraldo, com o auxílio de caracterização do personagem.
Atividades previstas:

Comunicação e expressão

Contos: Romeu e a fábrica de brinquedos (Susanna Ranchi)
Conversação
Caderninho da brincadeira
Compreensão e interpretação de histórias
Pesquisas: Meu brinquedo favorito
                  Do que vovó brincava?
Trabalho com os crachás dos nomes da turma
Trabalho com as letras do nome
Grupo dos nomes conforme a letra inicial
Produção de textos coletivos
Meu brinquedo tem história
Exploração de cartazes: Rotina
                                     Calendário
                                       Chamada
                                       Cartaz do tempo
                                        Ajudante do dia
                                       Nossos combinados
                                        Comportamento do dia
Cantigas de roda
Paródias
Adivinhações
Canções no momento da rotina


Som produzido pelos brinquedos
Psicomotricidade

Cada brinquedo na sua caixa
Jack quantos passos posso dar
Alongamento
Aquecimento
Morto vivo
Ovo choco
Amarelinha
Jogo do abraço
Ursinho
Estátuas
Passando a bola
Pracinha
Escondendo um brinquedo
Passando um brinquedo
Corrida dos brinquedos
Caçando os brinquedos
Geométricas do maluquinho
Jogando com maluquinho
Pular corda
Cabra cega

Linguagem Musical
Canções no momento da rotina
Paródias
Canções folclóricas
Som dos brinquedos
Brinquedos também falam?
Cantigas de roda: Ciranda cirandinha
                              Atirei o pau no gato
                               Meu chapéu tem três pontas                                
Músicas da Xuxa: Dança da cadeira
Ilariê
‘Xo’ preguiça
Palavrinhas mágicas
Estátua
Linguagem plástica

Confecção de cartazes
Desenho com giz molhado
Desenho livre
Construção com sucata
Dobradura
Técnica do bombril
Desenho coletivo
Pintura com tinta
Lógico Matemática
Contagem das letras do nome (relação número X quantidade)
Exploração do calendário (tempo, mês, ano, semana, dia).
Noção de antecessor e sucessor
Gráficos: Meu brinquedo favorito
Trabalho com números e quantidades
Jogo da memória
Jogo da velha dos brinquedos
Geométricas do maluquinho

Natureza e sociedade
Cartaz do tempo
Álbum de fotos da família
Caderninho da brincadeira
Linha do tempo
Pesquisa das brincadeiras antigas
Eu construo meu brinquedo
Painéis: Se eu fosse um brinquedo, seria...
              O que precisamos para sermos felizes?            
Higiene
Pracinha
Lanche
Ajudante do dia

Ensino religioso

Painéis: Se eu fosse um brinquedo, seria...
            O que precisamos para sermos felizes?
Pesquisa: Do que vovó brincava?
  Partilha do lanche
Oração
Regras de convivência
Correio elegante
Valorizando a vida
Jogo do abraço



Atividade de culminância:Será realizada  a festa dos brinquedos, onde os alunos deverão trazer brinquedos confeccionados por eles e por seus pais conforme a letra do nome do aluno.


Avaliação: Através do acompanhamento de todas as atividades desenvolvidas neste período, considerando habilidades, valores e conhecimentos.




Observação:



Nenhum comentário: